A teologia como profissão no Brasil

Autores

  • Jeverson Nascimento PUC Paraná Autor

Palavras-chave:

Teologia, Profissão, Sociedade

Resumo

O presente trabalho propõe uma reflexão acerca da Teologia enquanto profissão no Brasil, contemplando os princípios teológicos, a função social do Teólogo, o projeto de Lei do Senado – PL nº 114/2005 que dispõe sobre a regulamentação dessa profissão e dá outras providências, e a influência desse profissional na sociedade. Constituem objetivos específicos deste artigo: 1) Contemplar os princípios teológicos e a função social do Teólogo; 2) Abordar o projeto de Lei do Senado – PL 114/2005 que dispõe sobre a regulamentação da profissão de Teólogo; 3) Refletir sobre o Teólogo na Universidade, a influência desse profissional na sociedade e as considerações necessárias acerca da religiosidade. Do ponto de vista científico, o presente trabalho visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de propor uma análise reflexiva com base bibliográfica. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa de caráter bibliográfico e servirá para contribuir na ampliação da compreensão a respeito dos aspectos que envolvem o tema em foco, sendo de fundamental importância, visto que suscita questionamentos de interesse acadêmico e social. Em síntese, conclui-se que se faz necessário desenvolver uma visão mais ampla da importância da Teologia para a sociedade, ampliando os
conhecimentos acerca das concepções teológicas, as compreendendo e inserindo no seu cotidiano, uma vez que a profissão de Teólogo está inserida numa complexidade própria e articulada com a realidade cultural e histórica de sociedades específicas.

Biografia do Autor

  • Jeverson Nascimento, PUC Paraná

     O Prof. Jeverson Nascimento possui Licenciatura e Especialização em Filosofia - Faculdades Entre Rios do Piauí e Bacharelado em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá; Mestre em Teologia - Faculdades Batista do Paraná (2017). Atualmente é doutorando pela PUC Paraná, é pesquisador voluntário do Centro de Teologia de Santa Catarina. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Prática Ministeriais, atuando principalmente nos seguintes temas: pregação; capelania; divergências e convergências, Deus, métodos de interpretação bíblica, bíblia sagrada e filosofia, teologia e prática e violências.

Downloads

Publicado

02/21/2024

Edição

Seção

Artigos