Inclusão e exclusão de pessoas com deficiência nas igrejas: um olhar a partir da Educação Cristã

  • Marcos Anderson Tedesco Faculdade Refidim
Palavras-chave: Educação Cristã, Inclusão e Exclusão, Educação Inclusiva, Pessoas com Deficiência

Resumo

Na atualidade, assim como ao longo de toda a história da humanidade, a trajetória das pessoas com deficiência foi marcada por grandes desafios. Do assassinato dos deficientes no mundo antigo às atuais práticas invisibilizadoras, muitas batalhas ainda precisam ser travadas. O presente artigo busca, a partir dos conceitos da Educação Cristã, propor uma reflexão acerca da inclusão e exclusão de pessoas com deficiência nas igrejas. Diante dos dados do último censo realizado no Brasil, procura-se evidenciar a emergência dessa questão no contexto das igrejas e a necessidade de, com o aporte da Educação Cristã, possibilitar uma práxis que perceba o plural e o inclusivo e possibilite à pessoa com deficiência ser sujeito de si.

Biografia do Autor

Marcos Anderson Tedesco, Faculdade Refidim

Mestre em Educação e Bacharel em Teologia e História. Professor na Faculdade Refidim e coordenador
pedagógico do Colégio Evangélico Pastor Manoel Germano de Miranda. Evangelista na Assembleia de Deus em
Joinville/SC. E-mail: marcostedesco@ceeduc.edu.br.

Publicado
2017-10-05
Seção
Artigos