O NASCIMENTO MESSIÂNICO DE JESUS

UMA EXEGESE DE MATEUS 1:18-25

Autores

  • Basílio Henrique Pereira Júnior FAECAD-RJ Autor
  • Eduardo Leandro Alves Faculdades EST Autor

Resumo

Este trabalho surge de uma perspectiva bíblica sobre o Nascimento de Jesus. A perícope selecionada para esta exegese foi Mateus 1:18-25, pelo fato de fazer uma narrativa sintética sobre o cumprimento das promessas no Antigo Testamento da chegada do Salvador do mundo na forma humana através do seu nascimento por meio de uma virgem. Foi utilizado o Método Histórico-Gramatical, selecionadas as palavras-chave do texto original em grego, sendo analisado: radical, possíveis variações, aplicação da palavra no Novo Testamento, não só pelo autor, mas por outros autores. Foram selecionados artigos, dicionários e comentários bíblicos sobre o tema, elucidando seu significando, na tentativa de chegar o mais próximo do que o autor, na sua língua original gostaria de transmitir.

Biografia do Autor

  • Basílio Henrique Pereira Júnior, FAECAD-RJ

    Graduando em Teologia pela FAECAD-RJ, graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, Professor do Curso de Teologia Ministerial do Centro de Estudos Teológicos das Assembleias de Deus na Paraíba – CETAD-PB e-mail: basiliofisioterapeuta@gmail.com.

  • Eduardo Leandro Alves, Faculdades EST

    Mestre em Teologia e Doutorando em Teologia Prática (Bolsista CAPES) pela Escola Superior de Teologia – Faculdades EST (São Leopoldo, RS). Pós-graduado em Gestão Educacional pela Universidade Gama Filho (UGF) e Graduado em Teologia pela FTSA. Teólogo e professor na área de Ética, Religiosidade Popular e Teologia do AT e NT. Diretor do Centro Educacional da AD na Paraíba. Secretário executivo da SEMAD-PB. E-mail: eduleandroalves@hotmail.com.

Downloads

Publicado

02/01/2024

Edição

Seção

Artigos