INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS IGREJAS

UM OLHAR A PARTIR DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

Autores

  • Marcos Anderson Tedesco Faculdade REFIDIM Autor

Palavras-chave:

Educação Cristã, Inclusão e Exclusão, Educação Inclusiva, Pessoas com Deficiência

Resumo

Na atualidade, assim como ao longo de toda a história da humanidade, a trajetória das pessoas com deficiência foi marcada por grandes desafios. Do assassinato dos deficientes no mundo antigo às atuais práticas invisibilizadoras, muitas batalhas ainda precisam ser travadas. O presente artigo busca, a partir dos conceitos da Educação Cristã, propor uma reflexão acerca da inclusão e exclusão de pessoas com deficiência nas igrejas. Diante dos dados do último censo realizado no Brasil, procura-se evidenciar a emergência dessa questão no contexto das igrejas e a necessidade de, com o aporte da Educação Cristã, possibilitar uma práxis que perceba o plural e o inclusivo e possibilite à pessoa com deficiência ser sujeito de si.

Biografia do Autor

  • Marcos Anderson Tedesco, Faculdade REFIDIM

    Mestre em Educação e Bacharel em Teologia e História. Professor na Faculdade Refidim e coordenador pedagógico do Colégio Evangélico Pastor Manoel Germano de Miranda. Evangelista na Assembleia de Deus em Joinville/SC. E-mail: marcostedesco@ceeduc.edu.br.

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Publicado

02/01/2024

Edição

Seção

Artigos