A relevância da Escola Bíblica Dominical e os desafios da educação Cristã no século XXI

Autores

  • Fabiano Battemarco da Silva Martins Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Autor
  • Queli Cristiane dos Santos Souza Faculdade Venda Nova do Imigrante Autor

Palavras-chave:

Educação Cristã, Planejamento, Projeto Político Pedagógico

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre as ações da Escola Bíblica Dominical nas Instituições Evangélicas, mediante a necessidade de enfrentarmos as problemáticas nesse local, devido às diversas mudanças ocorridas no campo educacional brasileiro. No Brasil, o ensino religioso sempre esteve presente, desde a vinda dos jesuítas, cujo papel era de alfabetizar e catequizar os “selvagens”. Com a expulsão dos jesuítas no período pombalino, a educação passou a ser vista como responsabilidade e dever do Estado em ofertá-la a todos os cidadãos. Apesar dessa ruptura embrionária, o ensino religioso sempre se manteve restrito aos templos “sagrados”. Com o avanço do Cristianismo, na contemporaneidade, as igrejas e os seminários, sejam protestantes ou católicos, têm investido na formação teológica de seus membros, visando maior aprofundamento e dedicação à fé cristã. Diante dessa realidade, o texto explicitado tem a intenção de dialogar com diferentes teóricos, protestantes e pedagogos, visando fornecer subsídios para se pensar e fazer uma Escola Bíblica Dominical relevante na sociedade hodierna.

Biografia do Autor

  • Fabiano Battemarco da Silva Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Mestrado Acadêmico em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural do Rio de
    Janeiro. Graduado em Teologia, FATEOS. 

  • Queli Cristiane dos Santos Souza, Faculdade Venda Nova do Imigrante

    Especialista em Gestão Escolar, Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção pela Faculdade Venda
    Nova do Imigrante. Graduada em Letras-Português/Inglês, ISAT, São Gonçalo, RJ, Brasil. Graduanda em
    Teologia, IBADERJ. 

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Publicado

03/06/2024

Edição

Seção

Artigos