A relevância da Escola Bíblica Dominical e os desafios da educação Cristã no século XXI
Palavras-chave:
Educação Cristã, Planejamento, Projeto Político PedagógicoResumo
Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre as ações da Escola Bíblica Dominical nas Instituições Evangélicas, mediante a necessidade de enfrentarmos as problemáticas nesse local, devido às diversas mudanças ocorridas no campo educacional brasileiro. No Brasil, o ensino religioso sempre esteve presente, desde a vinda dos jesuítas, cujo papel era de alfabetizar e catequizar os “selvagens”. Com a expulsão dos jesuítas no período pombalino, a educação passou a ser vista como responsabilidade e dever do Estado em ofertá-la a todos os cidadãos. Apesar dessa ruptura embrionária, o ensino religioso sempre se manteve restrito aos templos “sagrados”. Com o avanço do Cristianismo, na contemporaneidade, as igrejas e os seminários, sejam protestantes ou católicos, têm investido na formação teológica de seus membros, visando maior aprofundamento e dedicação à fé cristã. Diante dessa realidade, o texto explicitado tem a intenção de dialogar com diferentes teóricos, protestantes e pedagogos, visando fornecer subsídios para se pensar e fazer uma Escola Bíblica Dominical relevante na sociedade hodierna.