Religião, periferia e leitura popular da Bíblia uma análise do documentário Santa Cruz à luz da Pneumatologia Pentecostal

Autores

  • Samuel Silva da Costa Faculdade Unida de Vitória Autor
  • Roney Ricardo Cozzer Teologia pela FABAPAR (Faculdades Batista do Paraná) Autor

Palavras-chave:

Documentário, Religião, Periferia, Leitura, Pentecostal

Resumo

O presente artigo faz uma análise do Documentário Santa Cruz, gravado em 1999, que retrata o desenvolvimento de uma pequena igreja de matriz pentecostal que opera em Santa Cruz, uma comunidade carente do Rio de Janeiro. O Documentário, dirigido por João Moreira Salles, acompanhou durante o período de um ano o desenvolvimento da igreja "Casa de Oração Jesus é o General", e registrou diversos momentos dessa pequena comunidade eclesial. O objetivo do presente texto é observar como a interação religiosa dessas pessoas e sua relação com a Leitura Popular da Bíblia irá gerar benefícios sociais concretos em suas próprias vidas e na comunidade inteira, respondendo assim à pergunta: Qual o impacto causado por uma igreja evangélica atuante. Para tanto, estabeleceu-se um diálogo com autores como Antonio Gilberto, teólogo pentecostal, e com o Frei Carlos Mesters, que pesquisou extensivamente o tema da Leitura Popular da Bíblia. 

Biografia do Autor

  • Samuel Silva da Costa, Faculdade Unida de Vitória

    Bacharel em Teologia e pós-graduado em Ciências da Religião pela Faculdade Unida de Vitória. E-mail:
    samuelsilvacosta@hotmail.com

  • Roney Ricardo Cozzer, Teologia pela FABAPAR (Faculdades Batista do Paraná)

    Bacharel em Teologia, possui formação em Psicanálise Clínica, é Licenciado em História e Pedagogia, PósGraduado em Metodologia do Ensino da História e Geografia e Psicopedagogia Clínica. Mestre em Teologia pela FABAPAR (Faculdades Batista do Paraná) na linha de pesquisa Leitura e Ensino da Bíblia e membro do Grupo de Pesquisa "Perquirere: Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico". Atuou como autor e pesquisador do Projeto Historiográfico do Departamento de Missões das Assembleias de Deus do Vale do Rio Doce e Outros (DEMADVARDO) entre os anos de 2016 e 2018. Atua como gerente nacional do Núcleo de Educação à Distância da Unilagos (RJ)

Downloads

Publicado

02/27/2024

Edição

Seção

Artigos