A RELAÇÃO CONFLITIVA ENTRE A EDUCAÇÃO TEOLÓGICA FORMA E A EXPERIÊNCIA RELIGIOSA NAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL
Palavras-chave:
Educação teológica formal, Experiência religiosa, História do Pentecostalismo, Razão e emoçãoResumo
A educação teológica formal foi alvo de muitas críticas durante a história das Assembleias de Deus e por meio desta pesquisa procurar-se-á analisar a relação conflitiva entre a educação teológica formal e a experiência religiosa representada no contexto das Assembleias de Deus no Brasil. A costumeira postura de resistência à educação teológica formal foi fruto do antiintelectualismo, marca do reavivamento, o que criou um dualismo entre a educação teológica formal e a experiência religiosa, a razão e o sentimento. Justifica-se a pesquisa deste tema pelo fato de que, mesmo tendo havido avanços no que diz respeito ao reconhecimento da importância da educação teológica no seio do pentecostalismo, todavia muitos líderes preferem a teologia devocional em detrimento de uma teologia acadêmica de reflexão aprofundada. Teve-se como resultado mais expressivo do conjunto de pesquisas documental e bibliográfica, a confirmação do conflito que houve entre a missão sueca, contrária à fundação de institutos bíblicos e a missão americana, que apoiava a fundação destes institutos.