A RELAÇÃO CONFLITIVA ENTRE A EDUCAÇÃO TEOLÓGICA FORMA E A EXPERIÊNCIA RELIGIOSA NAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL

Autores

  • Orlando Eduardo Capellão Martins Faculdade Mais de Cristo Autor

Palavras-chave:

Educação teológica formal, Experiência religiosa, História do Pentecostalismo, Razão e emoção

Resumo

A educação teológica formal foi alvo de muitas críticas durante a história das Assembleias de Deus e por meio desta pesquisa procurar-se-á analisar a relação conflitiva entre a educação teológica formal e a experiência religiosa representada no contexto das Assembleias de Deus no Brasil. A costumeira postura de resistência à educação teológica formal foi fruto do antiintelectualismo, marca do reavivamento, o que criou um dualismo entre a educação teológica formal e a experiência religiosa, a razão e o sentimento. Justifica-se a pesquisa deste tema pelo fato de que, mesmo tendo havido avanços no que diz respeito ao reconhecimento da importância da educação teológica no seio do pentecostalismo, todavia muitos líderes preferem a teologia devocional em detrimento de uma teologia acadêmica de reflexão aprofundada. Teve-se como resultado mais expressivo do conjunto de pesquisas documental e bibliográfica, a confirmação do conflito que houve entre a missão sueca, contrária à fundação de institutos bíblicos e a missão americana, que apoiava a fundação destes institutos.

Biografia do Autor

  • Orlando Eduardo Capellão Martins, Faculdade Mais de Cristo

    Vice-presidente da AD Mais de Cristo em Florianópolis, Pastor-Auxiliar, Bacharel em Teologia e Jornalismo. Especialista em Educação, Mestre em Teologia na EST. Escritor, Diretor da Faculdade Mais de Cristo. Professor universitário e de matérias teológicas em seminários e faculdades no estado de Santa Catarina.

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Publicado

02/01/2024

Edição

Seção

Artigos